O que há num nome?

11:57 3 Comments »
Anna, em caracteres árabes

Por que você se chama como você se chama? É uma homenagem? Uma tradição? Uma vingança dos seus pais (alguns prenomes só se explicam assim)? É por causa de um ator, de uma música, de um personagem?

Meu primeiro nome vem do latim e do hebraico: graciosa - o que, logo se nota, foi um erro de cálculo dos meus pais, considerando o meu temperamento. Mas, enfim, como é que eles poderiam saber? Foi-se "Anna", como a avó paterna.

Carolina, em caracteres árabesO outro nome veio do germânico: melodia. Graciosa melodia - meu Deus, eu sou uma canção dos Beatles. Tenho uma certa vergonha de dizer que fui batizada em parte por causa de uma música do Chico Buarque - é, diabo, aquela "Carolina", que eu detesto, que me faz ver roxo na frente. Mas isso é o de menos... Chico Buarque ainda é aceitável... Se eu tivesse sido batizada por causa de uma canção de Caetano Veloso, eu juro que mudava de nome.


E você?

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai conta que estava no colegial quando ouviu bem nítido "você vai ter um filho e vai chamar Luís Mauro".

Quem é que tem coragem de desafiar uma alucinação auditiva dessas?

** ** ***

Anônimo disse...

Meus pais moravam na Alemanha quando minha mãe ficou grávida. Maria e Clara eram nomes comuns por lá. Os dois gostaram da idéia.

A primeira opção da minha mãe era Laura. Se eu fosse homem, Pedro, ou - temam - Kenzo.

Kenzo!

Anônimo disse...

Desde pequeno não entendem meu nome. Como é? E eu repito. Perguntei sempre pq colocaram esse nome em mim. A resposta era: em homenagem ao irmão de seu pai. E pronto.

Até que um dia, num churrasco, um tio, irmão mais velho de meu pai que eu NUNCA via me contou: seu nome foi de uma pessoa singular na família. Ele era um poeta, um boêmio e...radialista.

Morreu tuberculoso.

Foi uma revelação. Por que aquela explicação ali pelo menos fazia algum sentido. E me deixou pensando na marca que figura tão doida deixou na família e causou uma homenagem silienciosa em mim.

Na Itália, Enio é João.

Aqui, não.

That's it...