De escrever mesmo que ninguém vá ler

11:27 2 Comments »

(...)But is it fun?

"Fun? Is climbing a mountain an inch a day using only fingertips fun? Not fun, but worthwhile. As you create characters, do all sorts of things to them and watch how they react, you learn more about life, and your own place in it."



Trecho da reportagem da BBC sobre o inferno que é a publicação de um romance. Se a situação é caótica lá, o país dos paperbacks e das apostas nos prêmios literários, imagine por aqui.

Mas o assunto não é o mercado editorial, nem lá nem aqui. É sobre escrever.

Todo mundo fala que escrever é sofrer, é uma pedra de Sísifo, é uma dor de cabeça, é um encosto que não sobe nem se você cantar uma ópera de Wagner inteira.

Será possível que ninguém nunca diz como é divertido escrever? Ou melhor: será que tem mais alguém aí que se diverte escrevendo? Porque para mim é a coisa mais legal que existe. Não fosse a tendinite, essa minha adorável inimiga, eu passaria o dia todo entre meus personagens, arrebentando as teclas do meu computador ou enchendo uma quantidade desumana de cadernos.

Mesmo que ninguém vá ler. Mesmo que não seja publicado.

Talvez justamente por isso.

Escrever para mim não é mais maldição nem sina. É existência. E todo o resto daí se apóia.

2 comentários:

Clara Madrigano disse...

You're not alone.

LM disse...

Linda sua última frase. Vou adotar como lema.