Sobre o Natal (e os que não gostam do Natal)

07:18 1 Comment »
A moda, ultimamente, é detestar o Natal. Não sei se você reparou, mas o número de pessoas que finalmente dizem que odeiam a época aumenta a cada dia. Reclamam do cinismo das relações nesta época, da obrigação dos presentes, da comida da ceia, de serem forçados ao amigo-secreto da empresa ou ao jantar com a família - que, obviamente, também odeiam.

Está certo que eu também não gosto de calor e centros comerciais lotados. Também não trabalho com cinismo, mas isso é todo dia e não só no Natal. Não participo de amigos-secretos há séculos, porque os escritórios onde trabalhei tinham poucas pessoas...

O fato é que eu gosto da época do Natal, com todas as coisas estranhas e boas que ele traz. É a única época do ano em que dá para juntar minha família toda. Gosto da comida que fazem no Natal, gosto da confusão na minha casa. Gosto de ir na missa e escutar os cânticos (o Mosteiro de São Bento é uma boa opção nesta época). Gosto dos presépios, dos coros e até mesmo de algumas decorações nas ruas. A questão dos presentes, bem, nunca foi uma questão, como diriam os ingleses: em casa nunca deu para trocar presentes caros e ninguém morreu por causa disso (eu acho).

Não gosto quando as pessoas se sentem obrigadas a serem solidárias no Natal, e não nos outros 364 dias do ano (mas se você assim deseja dar algo, eu tenho algumas sugestões - quem sabe isso estimula a continuar a flexão dos músculos beneméritos nos próximos meses?).

Não gosto de quem se força a participar de algo que não quer, só para agradar os outros. Se não gosta do Natal, não o celebre - quem te impede?

Mas eu, aos 26 anos, ainda gosto das festas de fim de ano, apesar de todo o resto. Não sei se isso faz de mim uma sortuda ou a mais alienada das alienadas. Só sei que gosto do Natal. E se isso é um crime, que se dane.

1 comentários:

Camila Mamede disse...

Você é sortuda sim. E espero que ainda possamos ser amigas mesmo que eu não goste de Natal... Tenho meus motivos, não estou indo pela ondinha (você tem razão, está na moda odiar o Natal) Tenho más lembranças. Mas confesso: tenho esperanças de que novas e boas lembranças estejam por vir. Lendo seu post, fiquei mais esperançosa ainda. Obrigada ;)

ps: acho que vou tentar o panetone com laxante