12:00 2 Comments »

Perguntaram certa vez ao rabino norte-americano Mendy Hecht o que era, afinal de contas, o casamento. Eis a resposta dele:


"O que é o casamento? Primeiramente, o que não é o casamento? Não é nada que você verá na televisão ou no cinema. Não é algo que você aprendeu na escola ou com seus amigos.

Casamento não é atração.

Casamento não é romance.

Casamento não é desejo.

Casamento não é uma certa palavra de quatro letras.

Não é uma paixão ardente.

Não é a história de pessoas lindas com dentes brancos brihantes vivendo vidinhas perfeitas.

Estas são partes do casamento - importantes, também - mas apenas pedacinhos do quebra-cabeça, combustível para a fogueira, remos para o barco.

No começo do mundo, existia apenas um homem e uma mulher. Eles eram duas metades de uma forma inteira. Eles se encaixavam e completavam um ao outro - fisicamente, emocionalmente, intelectualmente e espiritualmente. Eles criaram o padrão de casamento para a humanidade. Porque o casamento, no fundo, é "uma mão lava a outra".

Você a ajuda, ela te ajuda.

Você satisfaz as vontades dela, ela satisfaz as suas.

Ela quer amada, você quer amar.

Casamento é conexão. A idéia é ser parte de Outro. O casamento lhe transforma de uma pessoa centrada em si mesma para uma pessoa centrada no outro.

Você lava, ela enxuga.

Você a faz se sentir querida, ela faz você se sentir importante.

Você se entrega a ela, e ela se entrega a você.

Você se casa para se doar, não para receber - mas quanto mais você se doa, mais você recebe. E talvez a parte mais crítica de um casamento é seu estado mental e emocional. Porque o casamento é um estado de ligação, e a atitude que vem com o território. É uma luz-guia constante, não uma infindável explosão de desejo ardente.

Atração, romance, desejo, beleza e atributos físicos são refletidos por essa luz. Embora tudo isso contribua para o sucesso matrimonial, é sua ligação compromissada ao outro que é a tela onde isso será pintado."


É isso que eu te ofereço - não um pedaço de papel com um novo nome ou um pedaço de céu inatingível, mas uma companhia para a jornada.

Haut les coeurs, en avant, charge.... et Allez Hop! :)

2 comentários:

João disse...

hehehe...claro que entendo e você sabe que desejo toda a felicidade e amor do mundo para vocês.
Beijos

...~*~... disse...

Você estava linda no casamento! Espero que tenham uma ótima jornada juntos.

Beijos,

Mary (a mais nova monitora do LM :P )