Mondo Mistral - Ah, as contas!

04:06 Posted In 1 Comment »
As contas aqui aparecem a cada quadrimestre. E isso é um espanto, especialmente para quem cresceu contando as moedinhas todo mês para pagar conta de luz-água-telefone.

Imagine você se puder, com seis pessoas na residência, quatro delas em idade escolar, as contas eram uma luta tipo telecatch lá em casa- a Eletropaulo, a Sabesp e a na época Telesp eram os nomes das nossas bestas do Apocalipse. Por isso, contas de quatro em quatro meses são menos dramáticas. Claro, pagar de uma vez só é um susto. Mas pelo menos é um susto só, não é um susto todo mês.

Anteontem veio a conta a do provedor de internet, ontem a da água, semana passada a do telefone. E tudo descrito nos mínimos detalhes: quanto vai de imposto (o VAT, value added tax, que tem por exemplo na internet mas não tem nos ditos serviços essenciais, i.e. água-luz-gás para aquecimento), como o valor foi calculado etc. Não explicar de onde vieram os valores é crime contra o consumidor. Não dizer quanto de imposto vai na conta, idem.

Aliás, grande surpresa é ver que o imposto é discriminado em todas as notas fiscais, do supermercado à loja de sapatos, da farmácia ao restaurante. A prefeitura é obrigada a mandar para todos os cidadãos um folheto especificando onde o dinheiro do imposto residencial (council tax) é gasto. E se você vai à prefeitura, descobre logo na entrada uma placa de avisos com os nomes, endereços residenciais, foto e email dos vereadores - assim você pode reclamar diretamente. Ou mandar uma carta-bomba, em caso extremo, nunca se sabe.

Parece até engraçado ficar admirada justo com isso. Mas eu fico. É tão diferente de casa que eu fico besta.

1 comentários:

Anônimo disse...

e eu fico bege.