Sobre os arredores de uma partida de futebol

10:50 Posted In 4 Comments »
Fui ao estádio anteontem - amistoso do time da cidade contra os atuais campeões da taça do "Championship" (leia-se segunda divisão do futebol britânico). Que o time da cidade tenha perdido de 5 X 1 foi o de menos. O mais divertido e surpreendente estava ao redor do campo.

Foram 25 mil pessoas no estádio, casa cheia. E só tinha vinte policiais.

Repito por extenso: vinte e cinco mil torcedores e vinte policiais. Ironicamente, 90% deles na área da torcida visitante. Mas só tinha vinte policiais. Eu contei. Tenho testemunhas.

Entre os ditos torcedores, idosos, crianças (um monte, de idades variadas, todas grudadas na beira do campo para pedir autógrafo aos jogadores - não tem grade ao redor do gramado), gente de cadeira de rodas. Sem drama, sem crise, sem precisar levantar a cadeira por cima da catraca. Famílias inteiras com a nada discreta camisa do Norwich City (amarelo ovo caipira com mangas verde-escuras), senhoras de idade comentando o jogo, tudo na santa paz.

A entrada no estádio é fácil à beça. Os torcedores do time adversário fazem fila para comprar fritas e torta de carne (cardápio clássico de um estádio britânico) junto com o time da casa e ninguém briga. E pode beber cerveja, uai - mas só na cantina; não pode levar pra arquibancada nem entrar no estádio com álcool (comida pode, refrigerante e água também). Se você não se comporta, um policial (ou vários, depende da situação) leva você para fora do estádio. Multa, no mínimo. Prisão e banimento de estádios, no máximo.

O lugar é limpíssimo, lugares marcados no ingresso, assentos cobertos (há de se considerar que chove muito por aqui), restaurante, lanchonete e uma baita loja de suvenir do lado de fora. O jogo teve até programa! Programa, senhoras e senhores, como se a gente tivesse ido na ópera!

Que não venham me dizer que é assim porque é "primeiro mundo" e jogo amistoso. A coisa já foi muito pior. O futebol britânico tinha a pecha de ser o mais violento da Europa e até hoje os hooligans são de meter medo em qualquer um. O que aconteceu foi que os amantes do futebol descobriram que ou eles melhoravam os estádios e o comportamento dos torcedores ou o jogo estava ameaçado para sempre.

Aconteceu o que aconteceu: estádios como o do Norwich City FC são regra, não exceção. E uma paulistana como eu, que morria de medo de ir em qualquer jogo na terra natal (até no pacífico estádio Crespi, ninho do querido Juventus!), já está considerando comprar ingressos para as próximas exibições do time.

Se pelo menos eles não tivessem uma defesa tão mixuruca!...

4 comentários:

Anônimo disse...

Carol,
amei esse texto , mais do que todos os que vc tem escrito!!!!
A narrativa está excelente, clara, gostosa de ler. MAnde para o Dad, fora do blog, pois ele não vai abrir o Mistral com certeza!
BTW, o badge da Anistia está o máximo.Parabéns por colocá-lo.
Beijos,
Mom

Anônimo disse...

é que você não foi assitir a Machester United contra Chelsea...

Anna disse...

anônimo: Bem que eu queria - se os ingressos não fossem tão estupidamente caros (e se eu não tivesse amor à vida, porque a torcida do Chelsea é um canhão de mau humor - a exceção à regra, junto com o Liverpool)

Anônimo disse...

Estou com a Mom: ótima narrativa.

E além de ser mulher, você deve saber armar uma defesa que não tome de cinco. Estes dois fatores pode creditá-la à vaga de técnica.

O salário deve ser bom, rárá.