Redação: O mundo não se explica

20:09 0 Comments »
Quanto mais eu tento acompanhar os fatos, mais os fatos me atropelam. E quanto mais eu tento traçar sentido, menos senso as coisas fazem. Então eu desisto, ou pelo menos eu descarto temporariamente. Eu não entendo direito nem como funcionam os semáforos de São Paulo, vou lá eu me meter a explicar a invasão de Gaza!

(se bem que eu sei explicar a invasão de Gaza. Eu estudei isso, afinal. Convivi com gente que veio de lá. Aprendi, porém, a dosar as explicações e ficar de bico fechado quando não o público não é receptivo. E, por falar nisso, se alguém quiser explicar como funciona o sistema de semáforos, eu aceito. Sou curiosa profissional).

Quando penso nessa tentativa de colocar as coisas mais ou menos nos eixos, eu penso em Sunset Boulevard - tanto o filme quanto o musical (um dos meus prediletos de todos os tempos). Às vezes eu sou uma cínica sem salvação como o Joe Gillis. Outras vezes eu tenho quilos de esperança para gastar, como Bettie Schaefer. Creio que em 90% do tempo eu tento equilibrar as duas personalidades. E nisso tento me entender com o planeta inteiro - ou pelo menos com as partes que aparecem com mais frequência na minha frente.

O mundo não se explica, o que não significa que eu não tento arranjar explicação para ele. É mais forte do que eu. E dia desses isso ainda vai me dar um nó cego nos neurônios!

0 comentários: