Se não tem pão...

08:09 2 Comments »
...por que não fazê-lo?

Tem farinha, tem água e tem leite. OK, eu não sei usar esse fermento que precisa guardar na geladeira - na Inglaterra sempre usava um fermento seco, que vinha em sachês - tanto que todas as receitas que tenho não dão a quantidade do ingrediente em gramas, mas em número de saquinhos. Mas toca aprender.

Dissolver, misturar, amassar - a melhor parte de todas! -, esperar crescer, aquecer o forno, colocar o pão na forma, colocar a forma no forno, esperar loucamente e não se estressar se mesmo depois de uma hora o pão continua mais pálido que alemão de férias na praia.

O importante é que está bom.

E saber que cheiro de pão quente é o melhor calmante que inventaram na Terra.

2 comentários:

Renata disse...

Dois tabletes (30 gramas) de fermento biológico equivalem a um sachê (10 gramas) de fermento seco... ei tenho muita birra de fermento que se guarda na geladeira, por isso, atualmente, quando preciso, só uso o fermento seco
;-)

Anônimo disse...

CArol,
eu uso apenas fermento seco, em sachets, para fazer pão na minha máquina, é claro, pois já passei da fase romântica do "amassa e sova"!!!.
VEnde em qualquer supermercado, tem de várias marcas.
Beijos,
Mom