17:22 3 Comments »

Meu avô materno nasceu no interior de São Paulo. Minha bisavó queria que ele se chamasse Nelson, mas o meu bisavô, com a teimosia que corre na família, registrou o bebê como Orestes (porque todos os filhos tinham nome de origem grega).
Que eu me lembre, ninguém o chamava de Orestes. Para todos os efeitos, ele era o Nelson. E pronto!
Ele adorava pescar.
Ele tinha um sotaque duro e era míope que doía - os óculos dele eram bem pesados, com uma lente que mais parecia vidro de aquário. Ele usava um creme no cabelo, antecessor do gel que vinha num tubo vermelho; uma vez meu tio confundiu esse creme com o tubo da pasta de dentes...
Ele conheceu a minha avó numa esquina lá na Mooca; ele trabalhava em uma retífica de motores, ela era professora, aquela esquina era o ponto onde o caminho dos dois se cruzava. Eles tiveram três filhos - a única menina, a mais velha, é minha mãe.
Foi meu avô quem me registrou no cartório quando eu nasci, junto com o meu pai. E foi ele quem brigou com o oficial por causa do meu nome (Anna, com dois 'n' - perto do que tem de nome esquisito nesse mundo, meu prenome é uma gota d'água no oceano).
Meu avô gostava de cachorros. E tinha pavio-curto.
Ele morreu no último dia de 1987.
Hoje eu busquei na oficina uma caneta-tinteiro - uma Parker 61 Signet dourada, linda, com o peso do tempo. Era do meu avô, agora é minha.
Sabe, eu sinto uma falta danada dele. Se você tem um avô legal por aí, eu te peço, aproveita por mim. E saiba que eu tenho uma inveja muito, muito feroz da sua sorte. Porque eu só tenho uma caneta e um punhado de memórias que está começando a sumir.

3 comentários:

Camila Mamede disse...

Lembrei do meu avô ontem, assim saudosa como você. Vamos esperar alguém aproveitar seu avô legal em dobro, porque eu também estou precisando.

Beijinho!

Oswaldo Akamine disse...

Pô, taí: invejo que sabe manejar este instrumento que me é tão estranho, a caneta.

Camila Mamede disse...

Mas vc também tentou Franny and Zooey ou Nine Stories dele, Anna? Ainda estou muito na dúvida se tento o Apanhador em inglês... mais ainda depois do seu comentário! ;)

Beijinho!