Porque Escrevo

10:05 1 Comment »
Trecho do discurso de Orhan Pamuk, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura deste ano, ao receber a premiação na Suécia (informação gentilmente repassada por Maria Fabriani).

"Como vocês sabem, a questão que os escritores mais ouvem, a pergunta favorita, é: por que você escreve? Escrevo porque eu tenho uma necessidade inata de escrever! Escrevo porque não consigo trabalhar normalmente como as outras pessoas. Escrevo porque quero ler livros como aqueles que eu escrevo. Escrevo porque estou bravo com todos vocês, bravo com todo mundo.

Escrevo porque adoro ficar sentado numa sala o dia todo escrevendo. Escrevo porque só posso tomar parte da vida real transformando-a. Escrevo porque eu quero que os outros, todos nós, o mundo todo, saiba que tipo de vida vivemos, e continuamos vivendo, em Istambul, na Turquia. Escrevo porque adoro o cheiro do papel, caneta e tinta. Escrevo porque acredito na literatura, na arte do romance, mais do que eu acredito em qualquer outra coisa. Escrevo porque é um hábito, uma paixão.

Escrevo porque temo ser esquecido. Escrevo porque gosto da glória e do interesse que a escrita traz. Escrevo para estar sozinho. Talvez eu escreva porque espero compreender porque estou tão, tão bravo com todos vocês, tão, tão bravo com todo mundo.

Escrevo porque gosto de ser lido. Escrevo porque uma vez que eu tenha começado um romance, um ensaio, uma página, eu quero terminá-lo. Escrevo porque todo mundo espera que eu escreva. Escrevo porque tenho uma crença infantilóide na imortalidade das bibliotecas, e no modo como meus livros ficam na estante. Escrevo porque é excitante colocar todas as belezas e riquezas do mundo em palavras. Escrevo não para contar uma história, mas para compor uma história. Escrevo porque eu quero escapar do pressentimento de que existe um lugar onde eu deva ir mas - assim como em um sonho - eu não consigo chegar lá. Escrevo porque nunca consegui ser feliz. Escrevo para ser feliz".



Concordo cento e dez por cento com ele.

1 comentários:

João disse...

Uia...fazia tempo que não acessava por aqui... mudou tudo...vixe.
Beijos Anna