Coleções

04:36 Posted In 1 Comment »
Minha mãe colecionava selos quando criança. Adulta, passou a colecionar pratos e xícaras de porcelana, espalhados pelas estantes da sala. Lembro até hoje que, num aniversário (de casamento, provavelmente), meu pai apareceu com uma cesta imensa, um conjunto de louça completo vindo da Inglaterra.

Meu pai tem uma boa coleção de pedras. Dos lugares onde ele esteve, rios e desertos que ele visitou. Outra coleção: livros de História. Ele adora o Egito e a Grécia dos tempos antes de Cristo.

Eu nunca tive paciência para colecionar coisa alguma, embora tenha tentado (tampinhas de garrafa na infância, selos e pedras mais tarde, conchinhas em expedições à praia - coisas de criança, como se vê). O mais próximo que chego de uma coleção formal é uma reunião de corujas e outras miniaturas de bichos, que estão espalhadas pela casa dos meus pais.

O que eu mais coleciono são memórias.

Eu vejo as fotos, uma pedra mais curva, um pedaço de pena, uma xícara que chegou em casa com a asa lascada, e eu me lembro -- que tinha parado de chover quando a foto foi tirada, que a pedra veio da beira de um lago famoso, que a pena foi achada num campo cá na Anglia, que a xícara apareceu com a asa lascada porque eu esqueci de embrulhar com o papel-bolha e alguém nos Correios derrubou a caixa no chão.

Revendo esses objetos tão simples e sem valor pecuniário, eu vivo todas as alegrias do mundo novamente. Não existe, portanto, coleção melhor do que essa.

1 comentários:

Clara Madrigano disse...

Adorei a coleção de porcelana da sua mãe.

Eu coleciono caixas bonitinhas e cachecóis. Serve?