A rata de biblioteca ataca novamente

14:50 1 Comment »
A biblioteca da cidade, para mim, é um parque de diversões. Toda semana, pego um livro ou dois para ler e nunca deixo de me surpreender com o acervo e com a fauna local.

Eu não sei porque cargas d'água, mas parece que todos os emos da região de Norfolk se reúnem na porta da biblioteca. Outro dia tinha uma garota com uma saia-tutu de tule amarelo-fosforecente, meias azul-royal e sapatos pink. E maquiagem estilo Aladdin Sane. Se era aposta para ver quantos paravam para olhar, a moça deve ter ganho uma nota.

Os velhinhos aparecem para ler os jornais, ocupando todos os sofás e fazendo todas as palavras cruzadas, amassando as páginas do caderno de esportes. Os adolescentes se reúnem em bando para fazer a lição de casa ou estudar para os exames de fim de semestre, que definem quais faculdades vão lhes aceitar em setembro.

Tem uma DVDteca, uma CDteca (bem recheada, com últimos sucessos, clássicos e etc), uma seção militar-política (Norwich tem uma base da RAF) e uma biblioteca para crianças pequenas cujas sessões de leituras estão sempre lotadas. Tem quadrinhos, partituras, livros de receitas, romances água-com-açúcar sentados do lado de Tolstói e Dostoiévski.

E eu passeando de estante e estante, feliz da vida, mais rata-de-biblioteca do que nunca. O meu cartão de alguel que o diga.

1 comentários:

Claudio Costa disse...

Parque de diversões é isso: o mundo real e imaginário nas páginas de um livro! Boa diversão.