O Mercado

20:16 Posted In 2 Comments »
A última novidade do Mercado de Norwich é uma micro padaria. O padeiro, 59 anos, é um desses heróis da resistência frente ao pão de fôrma e o bromato de sódio. E ainda por cima é simpático -- oferece um pedaço do produto, conversa, faz piada. Impossível não sair de lá com pelo menos um filão. Eu sei porque eu estou comendo um pedaço do pão agora, enquanto escrevo...

No mercado tem de tudo -- o menor salão de barbeiro da cidade (chamado, oh ironia, Kojaks), barraca que vende lã, barraca que vende chapéu, a barraca dos emos (badges de bandas de rock, agasalhos chamativos etc), a peixaria, o açougue (aliás, dois açougues, um na frente do outro), a doceria. Tem o pessoal do fish'n'chips, do sanduíche de pernil (com molho de maçã ao invés do vinagrete) e os três chineses que vendem, ora essa, comida chinesa. Tem bijuteria, roupa militar, saris, uma filial do sebo da rua principal, loja de "artigos para o lar" que vende de vassoura até galocha.

Tem o casal da quitanda, a senhora jamaicana que vende bananas e outras coisas "exóticas", a família da cantina (os melhores cheeseburgers da cidade), a moça dos sabonetes artesanais e a dupla dos queijos, "fornecimento local" (e alguns exemplares vindos da França, de quando em vez). O mercado funciona há 900 anos sem interrupção - o que faz dele o mais velho ainda em funcionamento na Ilha. E num lugar onde tudo é assim antigo, isso impõe respeito.

Eles funcionam seis dias por semana. No sábado, parece que a cidade inteira aparece para fazer compras; é um mar de gente fazendo fila na barraca do hamburger, ou então negociando o preço das batatas ou experimentando um casaco novo. Domingo o mercado fecha e não passa nem mosca pelo pátio. É de uma tristeza sem fim, o mercado fechado num dia de garoa.
Mas enquanto ele funciona, meu coração canta -- tem poucas coisas mais animadas do que o dia-a-dia do mercado da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

CArol,
quero fazdedr umas compras lá quando eu estiver visitando vcs.
Como o Dad não gosta de compras,vou pedir ao Lewis para entretê-lo enquanto eu procuro a barraca de coisas para o lar.
Beijos,
Mom

LM disse...

Quando eu crescer quero escrever que nem você.
** ** ***