Fones de Ouvido: uma defesa

10:11 Posted In 4 Comments »
Dizem que andamos cada vez mais isolados, envolvidos em nossos fones de ouvido e tocadores de MP3s - sejam eles iPods, iPobres ou similares entre uma ponta e outra da tecnologia. Quem anda de ônibus e metrô já sabe de quem se trata - é aquele cara ali, sentado ou empilhado entre os outros, que não vê o que se passa na sua frente e até esquece a estação em que tem que descer, de tão distraído que estão com a música.

Ou seja, um perigo à sociedade e aos costumes. Um sujeito que se isola na música não tem como prestar atenção em nada - se cai um cofre por perto ou se estão assaltando alguém na frente, ele não percebe. É um tonto, pois.

Faço, pois, uma defesa sem argumentos lógicos aos fones de ouvido. Por que o "isolacionismo" dos fones de ouvido?

  • Porque a vida já é uma complicação sem fim quando não há música.
  • Porque a paisagem lá fora (pelo menos aqui em SP) é um saco: congestionamentos, concreto, mais congestionamentos, mais concreto. E asfalto, asfalto, asfalto.
  • Porque uma viagem de ônibus / metrô é, em 90% do tempo, uma bizarrice que não tem nem medida de tamanho - mas tudo fica mais interessante com canções adequadas.
  • Porque o uso de uma boombox estilo rapper americano dos anos 1980 acarreta uma certa polêmica - devido tanto ao gosto musical do dono quanto às suspeitas de poluição sonora.
  • Porque quem disse que a gente não está prestando atenção?

Eu sou uma usuária dos fones de ouvido. E podem me chamar de isolacionista o quanto quiserem. A vida é bem melhor com música - sempre.

4 comentários:

Enrique Trevelin disse...

Concordo absolutamente. Fones de ouvido são "transformadores individuais de ambiente", e azar de quem não sabe dos benefícios que eles trazem!

Anônimo disse...

Tom Jobim usava um ray-ban pra ficar sossegado na churrascaria plataforma. Dizia que chato precisa de atenção ocular. Vivo ainda fosse, Tom usaria um ipod pra ficar sossegado na plataforma. O mundo ficou melhor para a gente com os fones de ouvido. Basta um livro e um ipod pra gente desaparecer dentro do avião e fugir dos chatos aéreos, por exemplo. Já reclamaram qdo uso no trabalho. Mas pô, eu escrevo muito trabalhando.Quer coisa melhor que isso?

Cuidado ao atravessar ruas, aviso aos amigos de vício. O resto é uma maravilha, sempre digo.

LM disse...

Eu fico assim de qualquer jeito. iPódicamente ou não...
** ** ***

Unknown disse...

Play.
Music.
Walk away.

É da trilha-sonora e dos fones de ouvido que cria-se o mundo que assito.
=**