O meu paraíso é onde estou

10:27 3 Comments »

Eu não sei na verdade quem eu sou
Já tentei calcular o meu valor
Mas sempre encontro sorriso
E o meu paraíso é onde estou
Eu não sei na verdade quem eu sou


("Eu não sei na verdade quem eu sou", O Teatro Mágico)


Todo mundo em algum momento tem uma crise hamletiana - ou seja, chega uma hora em que você encara o "ser ou não ser" diante do espelho e ficar se perguntando para que você existe. Até quem veio no mundo em férias pensa nisso, nem que seja em algum momento da madrugada de terça para quarta, quando deveria estar dormindo.

Obviamente, só os muito tenazes ou muito iluminados escapam desse questionamento ilesos. O resto do mundo acaba deixando para pensar nisso depois (ou então cai em depressão mais ou menos profunda). É da tal natureza humana - a necessidade de classificar, de procurar alguma certeza que não seja a de que se vai morrer no fim do filme.

Neste fim de semana, acabei me lembrando dessa música d'O Teatro Mágico e parei de ficar pensando no assunto. Se não tem jeito de descobrir para que é que a gente serve, o jeito é se fiar num pedaço de paraíso com um metro quadrado, que é o espaço que a gente ocupa quando está de pé.

E extender esse paraíso interno para os outros lados, para onde for possível, com quem se interessar. Essa é a única coisa que a gente devia nascer sabendo - felicidade é o paraíso, e ele só presta quando compartilhado.

3 comentários:

LM disse...

Me pergunto isso todos os dias há vinte anos e não cheguei nem perto da resposta. Mas entendo o que você diz sobre paraíso compartilhado. É bom, né?

** ** ***

João disse...

Já me perguntei isso algumas vezes, mas nunca fiquei deprê. Nunca tive uma resposta exata até porque sempre achei que vivo num mundo onde sou responsável por tudo o que passo, minhas escolhas, minhas opções... Isso sempre me satisfez.
Beijos

Anônimo disse...

Sabe que agora a noite, ao me despedir, um amigo me falou isso da felicidade. Só há valor quando é dividida e as vezes a gente reluta tanto em dividir, não?

=) Li teu blog ano passado, depois fiquei sem ler. Voltarei mais vezes, teu texto é bom.

Boa semana.