Dos hábitos e costumes

10:49 2 Comments »
Meu alquimista tinha uma aluna nipo-brasileira, um amor de garota com uma história interessante sobre sua descoberta do mundo: ela ficou realmente surpresa quando percebeu que nem todo mundo tinha panela elétrica para fazer arroz, como na sua casa e na casa de seus parentes e amigos mais próximos.

É um choque com o qual consigo me relacionar. Com mãe italiana e pai hispano-libanês (mais o segundo do que o primeiro), minha casa tem hábitos que só se explicam sob contexto. Usar camiseta regata por baixo da roupa, por exemplo – você já viu, com certeza, em algum filme de mafioso. Eu via em casa e achava estranho que outras pessoas não vestissem!

Do mesmo modo, só quem conhece ou convive de perto com a comunidade árabe entende o porquê do cardamomo no café, da canela em comida salgada, da tagarelice em tempo integral e da necessidade de negociar absolutamente todos os preços e todas as condições de pagamento, por mais estúpidas que sejam.

Quando meus amigos estrangeiros me falam dos "hábitos dos brasileiros" (chegar atrasado, falar alto, adoçar até o que não precisa ser adoçado etc), me pego pensando nessa formação que eu tive e na formação de todas as outras pessoas no território. Temos algum denominador comum, algo que evite a surpresa com nós mesmos, aquele ar de "na minha casa não se faz assim"?

Não sei. Gostaria que existisse.


Escrito ao som de You Don't Know My Name - Alicia Keys

2 comentários:

Anônimo disse...

Nota de rodapé para a história do xis coração.

Anônimo disse...

Fico pensando o que a gente tem de costumes. Mais hábitos nossos que do Brasil.
** ** ***